terça-feira, 31 de julho de 2012

Análise - Super Mario RPG

Capa do jogo.

Super Mario RPG foi o primeiro e único jogo de RPG do Mario no Super Nintendo. E também pela primeira vez o jogador poderá controlar Bowser, mesmo sendo inimigo de Mario. O jogo foi produzido pela Square, que hoje é a Square Enix, foi lançado em 1996 no Japão e Estados Unidos.


Tela inicial.

 A história do jogo é bem diferente comparada com os outros jogos do encanador , nos jogos em que Mario tem que salvar a Princess Peach que foi sequestradra pelo Bowser. Em Super Mario RPG é diferente, começando pelo fato de que Bowser não é o chefe final do jogo.

Vamos a história então:

 Bowser decide capturar novamente a Princess Peach (neste jogo ela é chamada de Princess Toadstool) e Mario como sempre, vai resgata-lá no castelo de Bowser. Após a batalha e a derrota de Bowser uma espada gigante chamada Exor cai do céu diretamente no castelo de Bowser, fazendo um grande tremor e arremessando todos dali que estavam nele. Mario é arremessado em sua casa enquanto Bowser e a Princesa não se sabem onde estão. Mario então decide voltar ao castelo, porém a espada quebra a ponte que dava acesso ao castelo. Mario então decidi procura-lá pelo mundo a fora.

Mario ao encontro de um Spiny

 A jogablidade tem elementos combinados das séries Final Fantasy e Chrono Trigger. É basicamente um jogo de Mario num RPG. Mario pode pular, pegar itens nos blocos (que neste jogo estão um pouco diferentes e são chamados de tesouros) ganhar moedas nas batalhas para comprar vestimentas e armas, achar tesouros perdidos que é a mesma coisa que os normais só que invisíveis, os clássicos inimigos que aparecem, Goomba, Koopa Troopa enfim. É um universo do Mario em um RPG.

 As batalhas normais são bem divertidas, entretanto depois de um tempo ficam monótonas pois a música é sempre a mesma seja qual cenário for.
 O mais legal do jogo são os mini-games em que Mario tem que passar para poder avançar no jogo. Por exemplo, andar de minecart para escapar de uma mina ou correr numa montanha para salvar a Princesa de um idiota, enfim, existe uma variedades de mini-games. 
 Uma coisa que não gostei como na maioria dos RPGs é que você sempre irá controlar Mario, de começo ao fim, bom é o jogo dele, mas bem que os criadores podiam ter explorado os outros personagens que se juntam a Mario no decorrer do jogo. Porém o jogo compensa pelo seu ótimo humor.
O jogo ainda oferece enígmas, seja em batalha ou no próprio cenário. Por exemplo, cada Boss existe um jeito diferente de derrotar.

As clássicas piranhas.

Falando em personagens, vou falar sobre os cinco principais:



Mallow é um personagem que se usa mais magia do que força, seus ataques são na maioria elemento trovão e curar aliados.

- Geno é um boneco que ganhou vida depois que uma estrela o tocou. Ele tem a missão de recuperar os sete pedaços da Star Road. Geno tem mais poder de ataque do que qualquer outro personagem, entretanto sua defesa é bem baixa. Uma curiosidade é que esse personagem foi inspirado em Dragon Ball Z porque em um de seus ataques mágicos está escrito "Kamehameha".


- Princess Peach tem um papel mais importante do que ser apenas salva por Mario. Ela entra pro grupo quando Mario a salva na igreja. Apesar de ser uma princesa, Peach tem poderes, os quais usam pontos de flores. Seus poderes na maioria são em ajudar aliados, tais como cura para todo o grupo.

Em certas ocasiões é necessário o uso de um personagem que cure, como a Princess Peach formando uma equipe defensiva ou Geno e Bowser para formar uma equipe destrutiva.

Um dos chefes do jogo.

Como dito antes, o sistema de batalha é muito parecido com Final Fantasy e Chrono Trigger. Mario entra em uma batalha quando encosta em um inimigo. Na tela de batalha é exibido o HP dos personagem e seus Pontos de flores, abreviado PF. 
Os Pontos de flores servem para usar magias. Uma coisa interessante que notei é que todos os personagens compartilham os mesmos pontos. Por exemplo, você tem 10 pontos e usa 2 com Mario, ai você decide usar mais pontos com Mallow, você vai ver que terá 8. Para recuperar os pontos use charope de mel que é adquirido nas batalhas ou comprado nas lojas.
Para aumentar a capacidade dos pontos de flores é só achar as flores em blocos. Quando o personagem chega a 0 HP ele morre e só é ressuscitado com cogumelos verdes ou com o poder de Peach, existem também os cogumelos vermelhos que aumentam o HP dos personagens. 
A outra maneira também de recuperar o HP é dormindo nos hotéis com uma estrela como placa. Falando em estrela, existe também esse item no jogo com o mesmo efeito dos jogos antigos, mas com uma vantagem: Mario adquiri experiência ao tocar em um inimigo e a experiência é para o grupo todo.

Level Up!

Quando um personagem sobe de nível, ele é levado numa tela com três ícones. Um com um desenho de um cogumelo, um martelo e uma estrela. Esses três ícones são um bônus que servem para aumentar ainda mais os status do personagem. Escolhendo o cogumelo aumenta o HP, o martelo aumenta força física e defesa física, a estrela aumenta dano mágico e defesa mágica. Só que apenas um deles pode ser escolhido, então pense bem qual escolher para qual personagem achar melhor. Após subir alguns níveis o personagem ganha novos poderes.

O castelo de Bowser e a Espada Exor.

Os gráficos são um ponto forte no jogo, nunca tinha visto gráficos desse tipo em um jogo do Mario. Parece mais realista, Mario, Bowser e Peach ganharam um novo visual, Bowser parece mais "evil" e Mario mais cômico. Não foi atoa que a equipe de produção dos gráficos demorou mais de um ano para concluir.


Remix da música Forest Maze com legendas em inglês.

As músicas são boas, não tão boas quanto a do original Super Mario Bros., mas são boas, de fato. Algumas delas combinam com o tipo de cenário, como uma praia ou vila. De todas as músicas do jogo, as que se mais se destacam para mim são as música tema Boss e Forest Maze, de que tão boa alguns fãs fizeram um remix.

Finalizando, Super Mario RPG é um dos melhores jogos de RPG do Super Nintendo que já joguei e deve ser jogado por todos para confirmar mesmo o que estou falando. O jogo em si é muito bom e não tenho muito o que criticar, mas algumas coisas me decepcionaram. Luigi, irmão de Mario não está no jogo. ele só participa bem depois na série Mario & Luigi e também apenas Mario controlável.

Jogabilidade: 8/10    Prós: Boa jogabilidade, ótimo humor, mini-games bem divertidos,
Gráficos: 10/10                  Gráficos estupendo, Sistema de Level Up bem bolado e boas.
Sons: 9.5/10                       músicas.
Diversão: 10/10        Contras: Luigi não está no jogo e apenas Mario controlável.
Dificuldade: 8/10

Nota Final: 9.1

Deu trabalho essa análise.
Até o próximo post!

2 comentários:

NOSSA CARA ESSE JOGO É MUITO LOCO, UM DOS MELHORES QUE JA JOGUEI!

POST MUITO BOM VALEU!!

não pode ser muito conhecido mais é muito foda cara, marco minha infancia

Postar um comentário