Veja a análise deste jogasso, quem não teve a oportunidade de jogar esse jogo, perdeu um dos melhores jogos de todos os tempos!
Super Metroid , conhecido também por Metroid 3,
é o terceiro jogo da série Metroid, lançado em 1994 para o Super
Nintendo. Fora desenvolvido para a Nintendo pela sua subsidiária,
RD&1.
O jogo é do estilo plataforma, com elementos de ação e aventura.
Nele, você controla a heroína Samus Aran, que vai até um planeta
recuperar um Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. Durante sua
aventura, Samus encontrará aperfeiçoamentos para sua armadura ao mesmo
tempo em que procura os chefes e seu objetivo final, o Metroid. Este jogo tem um valor especial para mim porque eu lembro
que quando meu pai jogava (eu devia ter uns 5 anos) eu tinha medo, e
hoje conheço o jogo de cor e salteado!
Considerado por muitos jogadores como o maior jogo de todos os
tempos, Super Metroid é conhecido como momento de definição de Samus.
Video Análise (Em inglês)
Um jogo que é tão bem concebido que é tido como a exemplo
“side-scrolling 2D” misturando plataforma de ação, como se tivesse
transferido Castlevania para os jogos modernos onde ao seu decorrer
percebe-se áreas que só seriam acessíveis daí a algum tempo, após ter
pego certa ferramenta ou adquirir melhoras, isto atiça nosso explorador
interior dando à quem joga a necessidade de prestar atenção em cada
detalhe. Isso é fascinante.
(Continua…)
Super Metroid é um jogo que ninguém e todos devem jogar. Foi
caprichado em todos os aspectos e é uma parte integrante da saga e de
seu desenvolvimento. Vamos fazer uma análise completa desta obra
icônica.
“O último Metroid em cativeiro. A galáxia está em paz.” Com estas
palavras imortais, uma das maiores aventuras de Samus iria começar.
Super Metroid foi lançado para Super Nintendo em 1994. O jogo foi o
último da série sci-fi Gunpei Yokoi e para muitos seria a série “momento
mais reverenciado”. Também conhecidos como Metroid 3, acompanhou a
entrada de Game Boy, ou seja, continuação de Metroid II: Return of
Samus.
O enredo vê a heroína titular voltando ao planeta Zebes, onde no
passado lutou contra a Mother Brain, até que um jovem metroid é roubado
de um laboratório de pesquisa. Samus deixou de ser estudada para
beneficiar a humanidade, devido às propriedades únicas do Metroid, que
poderiam ser aproveitados se forem devidamente estudados. É claro que os
responsáveis pelo roubo são nada menos que Ridley, e seus capangas.
O jogo começa em grande estilo. A introdução do jogo é muito misteriosa
e facilmente se classifica como das mais cativantes, especialmente no
Super Nintendo. Ela mostra cenas de Ceres facilmente visto como um
deserto, como as palavras “1994″, “Nintendo”, “Presents”, “Metroid 3″,
mostradas em letras vermelhas sobre um fundo preto, entre cada cena. Ela
mostra o Metroid encaixadado no tubo de ensaio. Os cientistas estão
mortos no chão. É escuro, frio, desolado. A música começa suavemente
baixa, com um sentimento muito assustador até que zooms da câmera vai
para trás do hatchling e as palavras “Super Metroid” se estampam na
parte superior.
O início do jogo é ainda melhor, mas antes que venham as configurações
opcionais onde você pode alterar o esquema de controle padrão, como o
jogo de alternância cancela sua “escolha” de armas (a opção “auto” irá
desativá-las cada vez que você sair de uma sala . Se ativado, você pode
cancelar manualmente apertando o botão Y) e algumas opções complexas que
incluem “moonwalk ” que é a capacidade de atirar enquanto caminha para
trás.
A abertura do jogo é absolutamente excelente. Ela começa com Samus
falando sobre seu passado (através de texto na tela), atravessando a
história de jogos. Liderando a partir dos acontecimentos de sua vitória
sobre Mother Brain, e o metroid perdido que a segue (pensando que Samus é
a mãe) em Metroid 2, para os eventos que levam a sua aventura atual. De
lá, a a nave de Samus é mostrada através do espaço indo à estação de
pesquisa Ceres.
Lá o jogo muda para o modo jogável. Você controla Samus fazendo um
caminho através da instalação de desolados e saqueados, incluindo a sala
da introdução. Evidentemente, o filhote não é encontrado no tubo de
ensaio que foi quebrado. Ao chegar à última sala, a porta se fecha e
tudo silencia-se. . . . Eu não vou estragar a surpresa, mas ali, seu
destino é traçado.
Super Metroid é aclamado pela crítica e amado por fãs por um bom
motivo. Foi anunciado como o maior jogo de todos os tempos por revistas
muito respeitadas pois o 1º lugar foi cobiçado no melhor de “Jogos de
Todos os Tempos” listada na edição # 150. Depois de Samus pousar no
planeta Zebes e começar o jogo, é fácil perceber porquê.
O mais impressionante sobre o jogo é definitivamente sua atmosfera. Sua
nave aterrissa no planeta durante uma tempestade. Um toque de detalhe.
Os gráficos são muito nítidos e a música é apenas porque o planeta
parece desolado e frio, sem vida.
Super Metroid joga-se como os outros jogos, mas a fórmula foi refinada
para dar a este uma sensação diferenciada. Embora não seja tão refinado
em comparação com os últimos jogos de GBA, no caso dos botões R & L,
independentemente de controle visando diagonal direita e esquerda, que
se encaixa bem no controle de Super Nintendo.
Como todos os títulos de Metroid, você vai encontrar seu caminho
através dos vários ambientes (passando por lugares clássicos como
Brinstar, Norfair, Crateria e a impressionante subaquática estreante
Maridia),pegando power-ups que aumentam suas armas e habilidades que, em
por sua vez permitem alcançar áreas do mundo que você não podia entrar
antes. Todos os combates, enquanto vários pequenos inimigos que vêm em
seu caminho, destruindo-os para pegar energia e descobrir novos
power-ups, armas e habilidades para alcançar novas áreas, bem como
dar-lhe o poder de derrotar os monstros maiores.
Algumas portas são abertas apenas por determinadas armas (Vermelhas –
cinco mísseis; Verdes -Super Míssel, Amarelas – PowerBomb) e os
segredos abundam por todo o mundo do jogo. Como todos os jogos da liga
Metroid, o Morph Ball e bombas são parte integrante da experiência.
Usando bombas você pode explodir seções e blocos quebráveis em pisos,
paredes e tetos mesmo (às vezes, os blocos só pode ser quebrado por uma
arma ou habilidade exigida). Estes levam à pacotes que, quando
recolhidos tendem a aumentar a quantidade de mísseis e bombas que você
pode carregar. O mundo também está repleto de Tanques de Energia, que
aumentam a quantidade de energia que você tem de 99 em 99 unidades.
(clique pois continua…)
Super Metroid apresenta algumas das mais novas armas da série (sim,
incluindo os jogos novos). Especificamente, o Grappling Beam é
facilmente reconhecida como uma das armas mais criativas e originais.
Não é realmente uma arma mas uma ferramenta de navegação. Embora possa
ser usado para atacar os inimigos (apesar de ser fraco, pode matar
certos inimigos com um golpe) você vai usá-lo em grande parte para lutar
com determinados blocos.
Você pode agarrar-se ao bloco e manejar o controle para a direita e
esquerda para fazer loops. Existe técnicas divertidas, deve-se
simplesmente oscilar em torno do feixe. Ele torna-se um acréscimo muito
agradável para a lista de power-ups de Metroid. Outras novas armas
legais incluem o Visor X-Ray e Power Bomb, que fez sua estréia.
Super Metroid também tem alguns grandes chefes memoráveis. Kraid e
Ridley receberam completos make-overs de sua estréia inicial em Metroid
(no original de NES, 1986) e os novos chefes e mini-chefes que foram
adicionados e encaixados muito bem no Storyline do game. Todos os chefes
são enormes mas alguns podem ser bastante difíceis.
Um grande problema é que os chefes geralmente pode ser facilmente
derrotado com Super Missiles. Eu quase sinto que este é trapaça, e você
deve de alguma forma ser impedido de usar o Super Missiles nos chefes.
Independentemente disso, os chefes são todos muito legais e muito
memoráveis. Grandes projetos e muita diversão.
Definitivamente a melhor parte de Metroid são os ambientes. Desde os
gráficos para a música, o jogo tem um grande senso de atmosfera. Todas
as músicas, especialmente Brinstar e Maridia, são simplismente grandes
clássicos, e todas elas se encaixam muito bem as suas fases. Cada
ambiente é único, do tema à base de plantas de Brinstar para a seção de
vermelho escuro e misterioso, uma vez que você começa ir mais a dentro à
Norfair com lava-cheia ou a Maridia subaquática quase sentindo-se parte
do jogo, principalmente se você estiver numa sala escura e silenciosa.
O jogo em si também é muito bem detalhado. O mundo está cheio de toques
de bom gosto. Quando você percorrer o planeta, fazendo seu caminho
através do que parece o antigo covil de Mother Brain, aceite-o,
obviamente, completamente destruído. Uma grande marco do o primeiro
jogo! . Alguns segredos são mesmo espelhado a partir do jogo original! E
um dos maiores retoques na nova saga Metroid, especialmente Metroid:
Zero Mission, é que muitos dos ambientes criados a partir de Super
Metroid, por isso mesmo que você nunca jogou este jogo mas tenha jogado
Zero Mission , vai notar alguns toques derivados (lembrando que o Super
Nintendo possui apenas 16bits, e o GBA, 32bits)
A jogabilidade é divertida como sempre e as novas armas e a maneira
como as atualizações do jogo renovam a aparência dos power-ups dos jogos
anteriores realmente acrescenta muito (o Space Jump e Screw Attack em
particular aspecto é muito inovador). É divertido para apenas passar por
inimigos explodir e se joga pela primeira vez você terá muita diversão à
procura de segredos e usando habilidades de Samus para encontrá-los.
Samus tem uma caracteristica única neste jogo que é diferente dos
outros e os segredos do jogo são muito inteligentes. Alguns deles são
totalmente desonestos e você terá muito tempo de pesquisa antes de
terminar o jogo com 100%. O jogo parecerá um tanto datado se você já
jogou os títulos mais recentes. Enquanto os segredos são muito
bem-feitos, eles não são quase tão complicados como alguns dos títulos
mais recentes, apesar de alguns utilizarem realmente a inteligência do
Speed Booster e que naturalmente inspira seus segredos insanos dos novos
Metroid Fusion e Metroid : Zero Mission.
Um aspecto muito legal do Super Metroid é que Samus realmente tem
capacidades escondidas. Estas são habilidades que não são listadas e não
o mesmo não diz-lhe como executá-los. Com exceção do salto da parede,
que pode ser executada, saltando para uma parede e rapidamente voltar e
saltar.
Se você deixar a intro sozinha (depois de você ter vencido o jogo),
você pode ver um “sneak peek” de algumas dessas habilidades. O primeiro
requer que você selecione o Power Bombs, em seguida pressione R para
entrar na tela de habilidades da Samus. A partir daí você pode alternar
as habilidades e armas dentro e fora (algo que eu me queixava de não
estar disponível em Zero Mission). Um aspecto muito legal do Super
Metroid é que você pode misturar e combinar habilidades, transformando
algumas e deixando outras.
………a mais impressionante habilidade escondida permite Samus
recarregar completamente a sua capacidade de saúde. Infelizmente, o jogo
é fácil ao ponto onde você provavelmente nunca precisar usar isso de
verdade, mesmo que saiba sobre ele. Para isto deve-se ter PowerBombs
então só pode fazer esse movimento se tiver cumprido os requisitos
determinados.
Você deve ter menos de 49 unidades de energia e mais de 10 mísseis, 10
super mísseis e 11 bombas de alimentação. Para fazer o movimento chamado
Crystal Flash selecione a Power Bomb e fique em formato de bola. Então
segure L & R e segure o botão de disparo. Samus irá absorver a
energia que a rodeia por uma esfera (em posição fetal). Isto irá encher a
sua energia ao máximo! (Drenagem de suas armas no processo) e é um
truque realmente puro e jenuino.
(clique que tem mais..)
Infelizmente,
porém ( um dos pouquíssimos pontos ruins sobre o jogo) é que essas
habilidades ocultas nunca serão realmente necessárias desde que o jogo
não é difícil o suficiente. E em cima disso, algumas das coisas novas
outros benefícios, como tanques de reserva (que armazenam energia para
você quando você coleta e a libera quando necessário), são praticamente
inúteis já que raramente estará com pouca energia. O jogo é muito
globalmente fácil. É muito ruim que não poderia ter acrescentado, pelo
menos, uma seleção de dificuldade. Também não há destraváveis, apenas
múltiplos finais.
Enfim, porém, nada realmente importa quando o jogo em geral é tão legal
e tão refinado. Super Metroid é um jogo cujas falhas são quase
inexistentes. A jogabilidade é a perfeição “Metroidiana”, os gráficos
são ótimos, a música é ótima, a atmosfera é única e extremamente bem
ajustada e o jogo contém alguns dos momentos mais memoráveis da saga.
Super Metroid tem realmente um dos maiores terminais de jogo de todos os
tempos. Vale a pena jogar só para ver estas cenas incríveis (e não
apenas no final, durante o jogo muitas coisas substanciais acontecem), e
é aquilo que você não vai esquecer tão cedo.
(clique para ampliar)
Independentemente do seu gosto ou o jogos que você tem jogado ou não,
Super Metroid é um jogo para que todas as pessoas independente de terem
experiência possam sentir o mesmo gosto. Mesmo se você nunca jogou um
jogo antes de Metroid, é extremamente acessível e não requer nenhum
conhecimento prévio. Super Metroid tem minha recomendação mais elevada
pois é o acompanhamento de um valor relíquio de Super Nintendo! E em
quanto bate o Wii, é melhor você acreditar que deveria ser o primeiro
jogo em sua lista de consoles virtuais favoritos! Super Metroid é
simplesmente um dos melhores jogos já feitos! Notas: Fator Diversão: 10 – O jogo é a perfeito. Não há realmente nada para reclamar e o jogo revela toda a dimensão do universo Metroid. Gráficos: 9.0 – Este jogo tem ótimos gráficos que usam o poder do Super Nintendo com grande efeito. Música e Som: 9.5 - Grandes músicas e sons clássicos Metroid, que não há qualquer melhor do que isso. Engenhosidade: 8.0 – Super Metroid é o jogo
clássico Metroid refinado com alguns mecânicas novas como o Grappling
Beam. O jogo não contém nada de verdadeiramente inovador embora. É
simplesmente um Metroid refinado. Replay Valor: 7.5
– Nada a desbloquear. O jogo contém muitos segredos para que
definitivamente seja jogado por mais tempo. Mas, especialmente em
relação aos títulos mais recentes, Super Metroid não pode competir. Revisão Geral: 10 – Super Metroid é um dos
meus jogos favoritos de todos os tempos. Se não estiver no primeiro
lugar. Uma verdadeira obra-prima e um clássico de 16 bits. Úteis: *Download aqui. *Mapa Completo: (está linkado, então para salvar: Botão direito >> Exibir Imagem)
Muito esse blog, eu joguei muito Super Metroid e pra mim é um dos melhores. baixei ele outro dia para matar a saudade. E o q vc diz daquele video do youtube chamado- Super Metroid SNES Speed run super nintendo- onde o cara é muito rapido. Eu me considerava bom mas depois de assisitir o video!?!? nao sei como o cara pode ser tão bom daquele jeito! Se vc sabe como ele pode ser tao rapido manda pra mim. vlw
eu nunca tinha pego o Speed Booster nem ice beam, sempre ficava de saco cheio de fica preso em alguma parte ai parava de jogar. com esse mapa ai, me ajudo muito passei até de onde eu não passava, peguei o speed bost Ice to meio preso mais vou sair obrigado mano
Realmente tive sorte quando comprei meu super nintendo em 97 e veio com Super Metroid como jogo de demonstração...no início fiquei com raiva pq queria o jogo Super Mario World que era febre na época. Como só tinha esse jogo...joguei ele é para minha surpresa eu amei o jogo...pois eu tinha uns 12 anos quando jogava ele é não entendia quase nada de inglês e ficava preso em algumas partes tendo que apelar para dicas e truques em revistas de games da época a saudosa Action Games. Depois de jogar um longo tempo o máximo de itens que consegui foi 90%. Com esse jogo esqueci completamente o SMW
4 comentários:
Muito esse blog, eu joguei muito Super Metroid e pra mim é um dos melhores. baixei ele outro dia para matar a saudade. E o q vc diz daquele video do youtube chamado- Super Metroid SNES Speed run super nintendo- onde o cara é muito rapido. Eu me considerava bom mas depois de assisitir o video!?!? nao sei como o cara pode ser tão bom daquele jeito! Se vc sabe como ele pode ser tao rapido manda pra mim. vlw
eu nunca tinha pego o Speed Booster nem ice beam, sempre ficava de saco cheio de fica preso em alguma parte ai parava de jogar. com esse mapa ai, me ajudo muito passei até de onde eu não passava, peguei o speed bost Ice to meio preso mais vou sair
obrigado mano
Realmente tive sorte quando comprei meu super nintendo em 97 e veio com Super Metroid como jogo de demonstração...no início fiquei com raiva pq queria o jogo Super Mario World que era febre na época. Como só tinha esse jogo...joguei ele é para minha surpresa eu amei o jogo...pois eu tinha uns 12 anos quando jogava ele é não entendia quase nada de inglês e ficava preso em algumas partes tendo que apelar para dicas e truques em revistas de games da época a saudosa Action Games. Depois de jogar um longo tempo o máximo de itens que consegui foi 90%. Com esse jogo esqueci completamente o SMW
Bons tempos de antigamente!!!! Essa semana estava jogando esse clássico!!!! Também estou jogando muito as versões HaCK!!!!! valeu galera
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