terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Análise - Sonic the Hedgehog (Mega Drive)

Capa do jogo da versão Mega Drive.

Sonic the Hedgehog foi criado em 1991 por Yuji Naka, o pai do Sonic.
Nasce Sonic the Hedgehog!

Sonic the Hedgehog foi o primeiro jogo da franquia Sonic, o primeiro mascote que combateu Mario da Nintendo de frente a frente. O jogo foi inovador no gênero plataforma entre tantos outros jogos do tipo, sendo o principal fator disso, a velocidade do game.

A história é bem simples para um jogo de 16-bits para a época, nada de inovador, mas pelo menos o herói não precisa salvar uma princesa, ser o escolhido para salvar o mundo todo sozinho ou acordar em uma cama.

Vamos a história: Um dia, um malvado cientista chamado Dr. Ivo Robotnik quis dominar o mundo, mas para ele conseguir fazer isso é necessário as Esmeraldas do Caos, que são jóias com um imenso poder. Então ele robotizou todos os animais na ilha onde Sonic mora, a South Island. Sonic o Ouriço sabendo disso, resolve acabar com os planos de Dr. Robotnik e restaurar a paz em sua ilha.

O Dr. Robotnik em pessoa!

Sonic the Hedgehog é um típico jogo de plataforma em que o jogador controla o personagem protagonista Sonic a fim de chegar no fim de cada fase, sendo que cada fase possuí três atos e no último se enfrenta o chefão Dr. Robotnik em uma engenhoca diferente.

A segunda fase do jogo, Marble Zone (Zona do Mármore).

No decorrer da aventura, Sonic pode pegar anéis, os quais o protegem de morrer, pegando cem anéis ganha-se uma vida, mas quando Sonic é atingido, perde-se todos os anéis, não importa o número que tenha obtido. Ainda existe o tempo, que no final de cada ato soma aos pontos. Se o tempo chegar aos 10:00 minutos Sonic morre e recomeço do início da fase.

Labirynth Zone, a fase do cão! (Zona do Labirinto)

Os gráficos e a física são ótimos, botões precisos e sem queda de fps (frames per second). Dos gráficos, nada muito a comentar, são bonitos e vivos, a física do jogo é um ponto importante, pois sem ela Sonic não diminuiria a velocidade e não subiria uma plataforma em alto relevo ou ainda correr pelos famosos loopings, que são uma marca nos jogos do Sonic

A dificuldade é bem elevada em algumas zonas, principalmente em Labirynth Zone e Scrap Brain Zone que pode facilmente levar ao game over se o jogador não for cauteloso.

O jogo não tem Passwords pelo motivo que os criadores disseram que queriam que as pessoas jogassem sempre a primeira fase e gravassem cada caminho dela e também para o jogo ter uma maior dificuldade e durar mais para zerar.

Música da Green Hill.

As músicas são o forte dos jogos do Sonic na maioria dos jogos, até o Sonic The Hedgehog 2006 tem ótimas músicas. Algumas delas são épicas, como a própria Green Hill do jogo original, que ao longo da séria foi remixada várias vezes. Não vamos esquecer das menções honrosas: Marble Zone Sonic 1, Final Boss Sonic 2, Hydrocity Sonic 3, Final Boss Sonic 3 e muitas outras, pois se eu colocar todas a lista vai ficar muito grande.

Special Stage.

Os estágios especiais do Sonic 1 não são tão legais quanto do Sonic 2 (que por acaso é o meu preferido) e Sonic 3. O objetivo é simples: pega todas as 6 Esmeraldas do Caos para reverter o que Dr. Robotnik tinha feito.

Para Sonic entrar nesses estágios é necessário ter no mínimo 50 anéis e chegar no final da fase pulando em um gigante anel dos atos 1 e 2.

Nos estágios, Sonic pode pegar anéis, que quando pegado em uma determinada quantia lhe oferece um continue, as esmeraldas estão espalhadas pelos estágios cobertas por blocos coloridos que só serão destruídos se Sonic ficar em cima deles. 

Mas é claro que isso não será fácil, pois existem obstáculos, como molas, um objeto com uma letra "R" que inverte o sentido de rotação do estágio (sim, ele fica rodando) e esferas vermelhas que quando tocadas, levam Sonic pra fora do estágio sem esmeraldas ou anéis. Conseguindo as 6 esmeraldas é habilitado um final secreto se o jogador conseguir derrotar o chefe final.


Terminando, Sonic the Hedgehog é um excelente jogo, só não é tão bom quanto seu sucessor e Sonic 3 and Knuckles. Pra quem está começando a conhecer a séria é boa pedida começar desdo primeiro jogo.

Jogabilidade: 10/10     Prós: Jogabilidade incrível, gráficos bonitos, músicas marcantes,
Gráficos: 8/10               dificuldade alta e fases criativas
Músicas/Sons: 10/10
Diversão: 8.5/10           Contras: Special Stage irritante e sua música
Dificuldade: 9/10


0 comentários:

Postar um comentário