domingo, 5 de agosto de 2012

Análise - Megaman (NES)

Capa Japonesa do jogo. 

A melhor capa das três, seus traços são estilo mangá. É a capa mais simples e infantil.

Capa Européia do jogo.

É mais realista que a primeira. A expressão de Dr. Wily ao fundo chama a atenção.


Capa Americana do jogo.

Pra mim, a pior das piores capas já feita na história dos games e olha que tem muita capa mal feita por aí. Megaman está totalmente descaracterizado, parecendo um velho corcunda usando uma pistola com um cenário inexistente no jogo.

Megaman ou Rockman que é conhecido no Japão, é um jogo de plataforma para o Nintendo Entertainment System lançado pela Capcom em 1987 na América do Norte e Japão e mais tarde na Europa em 1990. Megaman é uma das franquias de maiores sucessos da Capcom, embora atualmente a empresa ainda não lançou mais nenhum jogo da série. 

Tela inicial.

A história do jogo não é algo digno de cinema mas também não é só "salvar a princesa", é bem simples. Existe duas versões da história de Megaman, a Americana e Japonesa.  Na versão americana, no início Dr Wily e Dr. Light eram amigos e criaram os robôs Guts ManCut ManElec ManIce ManBomb Man e Fire Man, como projetos. 

O objetivo de Wily e Light era desenvolver robôs para ajudar os humanos em trabalhos domésticos. Quando o mundo reconheceu o trabalho, apenas Light recebeu crédito. Wily então se decepcionou com a humanidade e resolveu usar os robôs para o mal, roubando o projeto ProtoMan (ou Blues na versão japonesa) e os 6 robôs. 

Na versão japonesa Dr. Light e Wily nunca trabalharam juntos, e Rockman e Roll já estavam prontos no momento em que os outros Robot Masters foram roubados.


Pra quem não sabem quem são esses personagens (que eu duvido muito) vou falar sobre cada um deles.



 Dr.Thomas Light - Foi quem criou  Megaman e também Roll. Light também cria itens para ajudar Megaman a deter Wily.Dr. Albert Wesker Wily - Foi quem  roubou os 6 Robot Master a fim de dominar o mundo por não merecer o devido crédito.

 Roll - É a irmã de Megaman, ela não tem muita importância na história pois só aparece no final do jogo.

Tela de seleção dos Robot Masters.

Megaman é o único jogo da série em que existem 6 Robot Masters ao em vez 8. E também o primeiro jogo possibilitando que o jogador pode-se escolher qual fase jogar tornando o jogo não-linear. 

A novidade é que Megaman pode copiar as habilidades dos Robot Masters depois de derrota-los para usa-lás contra os inimigos. Algumas delas são obrigatória o uso, a arma de Guts Man por exemplo, que tira as pedras do caminho. Ainda sim as habilidades tem mais importância, cada uma delas é uma fraqueza para um outro Robot Master, deixando o jogo um pouco mais fácil.

A formula é tipo "pedra, papel e tesoura", não importa qual chefe derrotar primeiro, sempre haverá uma fraqueza. Desde então essa fórmula é usada até hoje nos jogos atuais.


Depois de derrotar os 6 Robot Master, Megaman tem que enfrentar mais chefes ainda, inclusive uma cópia sua que copia cada movimento e o terrível Yellow Devil, um dos chefes mais difíceis da série clássica. Em um dos estágios do Dr. Wily, Megaman é obrigado a derrotar novamente os 6 Robot Masters.


Megaman no estágio de Cut Man.

Quando o jogador seleciona um estágio, é apresentado o Robot Master e sua pontuação, logo depois disso Megaman é teletransportado para o início do estágio. Na tela é mostrado a barra de vida no canto superior esquerdo e a pontuação em cima da tela (que não serve pra nada). Sua barra de vida é recarregada ao pegar cápsulas amarelas e as azuis para a da barra de arma.

Megaman ainda pode checar suas habilidades e vidas apertando Select. Como é o seu primeiro jogo da carreira, obviamente ele não tem muitos movimentos, as únicas coisas que Megaman faz é atirar e pular, seu tiro nessa época ainda não tinha cargas nem a rasteira, Rush ainda não existia nem os tão sagrados E-Tanks. 

É um jogo bem difícil pra quem está acostumado com os movimentos da Série X. A dificuldade do jogo é bem elevada mesmo tendo todos os Power-Ups. De tão difícil que é o jogo chega a ser frustante jogar em certas fases pois as vidas são escassas e só são encontradas em locais impossíveis de pegar.

O jogo não utiliza Passwords, isso só foi usado a partir de Megaman 2 com nível de dificuldade Easy e Hard. Uma coisa bem interessante é que quando Megaman é atingindo, normalmente há cerca de 2 segundos para escapar de espinhos ou inimigos, nesse jogo é diferente, mesmo estando invencível durante esse tempo ele morre se cair nos espinhos.

Estágio de Guts Man.

Os gráficos são muito simples e as animações também, claro, um jogo de NES não é lá grande coisa comparado com os gráficos de PS3 ou 360, entretanto na maioria dos cenários o fundo é preto ou azul. O Design dos Robot Masters são um pouco desproporcionais. Resumindo, está bom.


Remix do tema de Elecman.

As músicas estão boas, mas podiam ser melhores, principalmente o tema de batalha que é repetitivo e irritante. O primeiro Megaman do NES não tem muitas músicas marcantes pra mim, até porque nunca joguei no próprio console, mas a que mais gosto de todas é do Elecman.

Final do jogo.

E chegamos a mais um fim de uma análise, se esse Megaman não é  o melhor pelo menos não um dos piores. É um dos poucos jogos com um alto nível de dificuldade com bastante desafios. Recomendo aos experts da série se não arrancar os cabelos antes de tentar derrotar o Yellow Devil.

Jogabilidade: 10/10   Prós: Jogabilidade original, dificuldade altíssima, seleção de
Gráficos: 8/10           estágios, boas músicas.
Sons: 7/10
Diversão: 7.5/10
Dificuldade: 10/10    Contras: Falta de Passwords e alguns estágios são muito difíceis.

Sempre fui fã de Megaman.
Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário