domingo, 16 de novembro de 2014

Prévia: Megaman X: Corrupted

AVISO: O jogo está em fase de produção ainda, logo não está disponível para baixar e também não vai ter como eu falar tudo sobre o jogo.

X com contorno roxo no título

Megaman X: Corrupted é um jogo criado por um fã "brasileiro" JKB, o jogo é do mesmo estilo dos jogos do Super Nintendo, em questão de gráficos e som, entretanto com novas mecânicas, algumas delas influenciadas pela série Metroid.

Double + Green Biker Dude

Muito da história não foi revelado, mas JKB disse que o jogo se passa baseado após os eventos de Megaman X1 ao X5, sendo um X6 Alternativo. Por esse motivo Axl não vai estar no jogo. Ainda sim, existe um novo inimigo, seu nome é Striker, não se sabe qual os objetivos e história do novo vilão,

O jogo além disso traz diálogos antes das batalhas, algo que foi apresentado em X4 e haverá vários finais diferentes, aumentando muito o fator replay, sem contar os níveis de dificuldade e os diferentes tipos de estilos de jogo. (vou falar disso mais adiante)

Sistema Skill Treee

Megaman X: Corrupted implementa a mecânica de EXP e Skills Tree, X basicamente tem a mesma mecânica de atacar de longe com seu X-Buster, já Zero com seu Z-Saber, mecânica implementada em X4, entretanto JKB disse que não dará a X um sabre e Zero um buster.

Outra coisa a dizer é que o X-Buster tem energia agora, mas pode-se melhora-lo no decorrer do jogo, além de recarregar automaticamente.
Zero também gasta energia usando os combos das habilidades dos chefes, mas apenas com os combos dos chefes, seu Z-Saber não inclui nisso e é possível melhora-lo também.

Dr. Cain junto com uma parte da perna da Phoenix Armor.

Como de costume, ainda existem as cápsulas de Dr. Light para X, porém em Corrupted o holograma dessa vez é Dr. Cain. Corrupted apresenta o mesmo sistema de mixagem em Megaman X8, X poderá combinar partes da Phoenix Armor e Hydra Armor.

Além de combinar as partes, com certas combinações há novas habilidades, mas só quando usa tal combinação, criando vários "playstyles".

Zero também recebeu armaduras, sim, armaduras! Geralmente Zero só muda de cor e ganhando habilidades novas como Black Zero, em Corrupted Zero ainda fica preto, mas tem uma nova armadura, Viral Zero, em que ele fica todo roxo com novos detalhes em seu elmo e parte do seu rosto é escondido, porém quando se pega uma das armaduras a outra fica indisponível para o resto do jogo.

X com a Ultimate Armor!

Megaman X: Corrupted não existem mais estágios para escolher, agora tudo é em mudo aberto, como mencionado no começo da postagem, X e Zero poderão andar livremente pelas áreas, algumas delas só serão acessíveis quando derrotar alguns chefes ou pegar partes de armaduras, basicamente a mesma coisa que na serie principal.

Contudo algumas delas só serão acessíveis com X ou Zero, outra coisa importante, assim como em X1, em Corrupted dependendo do chefe derrotado uma área do mundo sofre alteração,

Falando sobre os chefes, eles agora não esperam na sala para serem derrotados, eles tem "agenda", e caso o jogador não derrote eles a tempo, completaram seus objetivos aumentando a dificuldade nas batalhas e em algumas áreas.

O jogo ainda traz de volta as Ride Armours, isso é os robôs armaduras que X e Zero montam. Ao todo são 6 novas Ride Armours, sem ao menos ter uma dos jogos anteriores.

Mugshots! 

O sistema de salvamento agora é em capsulas, ou na Base, não existindo mais passwords (ainda bem), e mostrando também o progresso do jogador, como chefes derrotados, itens coletados, nível, tempo e classe, que seria o nível de dificuldade.


Option Mode

Como em qualquer jogo da série, é possível configurar os controles e ainda usar joystick para aqueles que não manjam de jogar no teclado.

Primeira música feita do jogo.

Sobre as músicas, Megaman X: Corrupted inicialmente teve músicas e cenários de outros jogos, a maioria sendo do X3, isso no começo do projeto, agora o jogo tem musicas e cenários originais, sendo as musicas tão boas quanto os jogos oficiais. Durante os anos de produção, o compositor Dominic Ninmark, atualizou algumas delas, sendo uma a abertura do estágio de X e do chefe Warfare Milodon.

Tenho que dizer que uma das minhas favoritas é a abertura do estágio do X versão antiga.

Estou ansioso por esse jogo, faz anos que espero para o lançamento, creio que desde 2007, e até hoje espero, pois afinal, o jogo é de graça e JKB tem vida social, não é sempre que ele vai estar trabalhando no projeto.

sábado, 1 de março de 2014

Análise Megaman X (SNES)




Capa do jogo meio "cartoonizada" assim como nos jogos anteriores da franquia.
 No fundo, Launch Octopus e sua respectiva fase.

Tela inicial escrito Megaman X com o personagem. MegamanceptionX!

Megaman X ou Rockman X como é chamado no Japão é um jogo eletrônico criado em 1993 para o Super Nintendo estilo plataforma. O jogo é o primeiro da série X e é a continuação da série clássica.

Como toda análise, começarei pela história, que nesse jogo, deu um pulo no tempo.

O ano é de 21XX, a história se passa cem anos após a série original, Megaman original não existe mais (não se sabe o porque) como Dr. Light previu que isso iria acontecer, construiu um novo robô chamado Megaman X, para que no futuro ele possa proteger o mundo do mau, contudo X foi colocado em uma capsula, temendo que a humanidade não receberia essa nova revolução e então o colocou para hibernar trinta anos, mas a capsula só foi descoberta cem anos mais tarde por Dr. Cain, pessoa quem "clonou" os circuitos de X com a ajuda do mesmo, criando então os Reploids

Entretanto, alguns reploids mostraram-se defeituosos, isso é, negando a obedecer a humanidade e causando estragos, por esse motivo receberam o nome de Mavericks.

Com os mavericks á solta, uma organização militar foi criada para detê-los, titulada de Maverick Hunters (ou Irregular Hunters no Japão), Sigma era o líder dos Mavericks Hunters, um reploid altamente capacitado, suas habilidades eram incomparáveis, até um certo tempo que agia estranhamente até se rebelar, tornando-se um maverick. Esse dia é conhecido como "O dia de Sigma". (nota: "The Day Of Sigma" é um OVA e seria uma prequela do jogo Megaman Maverick Hunter X)

X ainda tem a capacidade de pensar por si só, ter emoções e fazer suas próprias escolhas, sendo o único capaz de fazer. O nome "X" significa poder ilimitado.

Vile acabando com a raça de X, segundos antes de Zero botar ele pra correr.

Como todo jogo da série Megaman, deve-se escolher um um dos oito chefes para adquirir suas armas e descobrir suas fraquezas, contudo, Megaman X quebra esse círculo. X é mais poderoso que Megaman original, sendo que ele tem habilidades diferentes e exclusivas.

A maioria delas todo mundo já conhece desde o Megaman original, desse jeito eu não vou precisar cita-las novamente. As habilidades básicas são pular, atirar, andar, subir escadas,  carregar o tiro e copiar as habilidades do chefes. X entretanto pode escalar paredes, utilizar armaduras e usar o Dash que após o Megaman X2 se tornou padrão na série.

Mas é ai que vem as novidades, pela primeira vez podemos jogar em um estágio inicial, desse jeito não somos jogados na tela de seleção de estágios. A ideia é ótima, além de prolongar 5 minutos de gameplay e conhecer sobre a história e personagens do jogo.

Uma das primeiras capsulas do Dr. Light que X encontra nos jogos.

Uma das várias novidades do jogo foram os implementos das armaduras, corações, sub-tanks e armas dos chefes carregáveis.

Acredito que não é necessário dizer sobre as capsulas, mas mesmo assim vou falar, vai que algum novato na série não conheça, né...

As capsulas são upgrades para X, que aumentam sua força, velocidade e resistência. ao todo, existem 4 capsulas em diferentes fases (8 nos jogos mais recentes). A primeira armadura da série se chama Light Armor.

As partes das pernas dão a X a possibilidade de usar o Dash e quebrar alguns blocos especiais que só são quebrados com as partes das pernas e cabeça.

A parte do corpo reduzem metade do dano à X.

A parte da cabeça simplesmente quebram blocos.

E por fim, as partes dos braços possibilitam X carregar seu buster para um quarto nivel e armas de chefes também. Existem duas maneiras de conseguir esse upgrade. A primeira é no estágio de Flame Mammoth e a segunda quando X encontra Zero na fortaleza de Sigma.

X usando a arma de Flame Mammoth.


Os corações servem para aumentar a barra de X para mais dois "palitos" e sub-tanks servem para recarregar energia, semelhante ao E-tank da série original, porém você pode armazenar energia e usar infinitas vezes.

X, assim como Megaman Clássico, morre ao tocar em espinhos, ser esmagado, cair em buracos, ou perder toda a energia da sua barra de vida. Sua barra de vida é recuperada pegando as cápsulas em formato de "olho" e a barra de energia das armas pegando uma cápsula azul que podem ser achados durante as fases ou serem dropadas dos inimigos quando destruídos. As vidas são coletadas da mesma forma, e quando chegarem a zero, o jogador vê a tela de Password e volta ao Stage Select, todos os itens coletados continuam.
Ao terminar a fase ou perder todas as vidas, a tela de Password é exibida, todo o progresso pode ser carregado ao escrever o Password na tela inicial.

Os controles correspondem muito bem, tanto que X não é travado ou erra um pulo de uma parede a outra por exemplo. O único problema é quem não está acostumado a jogar, vai acabar morrendo por apertar duas vezes para o lado rapidamente e o personagem usar um Dash num abismo ou espinho. É questão de costume.

Stage Select, junto de Map e Spec, para ver as informações dos chefes.

Outra novidade é que quando se derrota um determinado chefe, o estágio de outro é modificado, facilitando o desafio e desse modo conseguir coletar itens que antes não eram possíveis. Uma curiosidade é que esse sistema só foi feito em Megaman X1. 
Outra coisa que tenho que citar, é que algumas armas, davam acessos a itens ou partes da armaduras e vice-versa, dando um fator replay maior para o jogador conseguir todos os itens 100%, mesmo não precisando para zerar o jogo.

Existem também, em alguns níveis, as famosas Ride Armors, que são robôs que X controla ao longo dos estágios. Nesse jogo existe apenas a Chimera, que só soca, pula, usa dash, mas não escala paredes. 

Ride Amor V.S Ride Armor!

Sobre as músicas, diferente da série clássica que suas músicas são mais "tranquilas", em Megaman X o estilo é rock, as músicas são mais eletrizantes, cada uma delas combina com o ambiente da fase e todas são memoráveis. Enfim, não há muito o que dizer, Megaman X sempre teve ótima trilha sonora, até os piores títulos conseguiram trazer isso. (Megaman X7 é o que o diga!)



Pra finalizar, vou falar da coisa mais legal que já inventaram nesse jogo, o famoso carrinho da mina da fase do Amored Armadillo! Quem nunca perdeu várias vidas pulando na hora errada no carrinho e caindo direto num abismo? 

Zero nunca sentiu tamanha felicidade andando nesse carrinho (ou talvez vai sentir, em Megaman X: Corrupted)
Informações extras: 
- O estágio inicial da versão beta se passaria de dia, com inimigos diferentes. Talvez seria apenas uma versão de teste. Eis algumas imagens:

A barra de vida de X mostra um "P" e o fundo do cenário se passa de dia. Os inimigos são os mesmos da versão final.

O Sub-Chefe da fase do Sting Chameleon, seria um inimigo comum?

Um novo tipo de inimigo, seria uma variação do primeiro na imagem pelo visto. O cenário é diferente.

- Isso foi comprovado pelo criado: Zero era para ser o protagonista, mas o criador tinha receio dos fãs não gostar dessa mudança, então ele criou X e deixou Zero como ajudante, e só mais tarde estreou sua série. 

- Em um video do trailer do jogo, a sala de Armored Armadillo era diferente.

- X teria um visual diferente.

Super Megaman X?

Jogabilidade: 10/10             Prós: Novas ideias, novo protagonista, cenários mudam                
Gráficos: 10/10                     dependendo do chefe derrotado, adição de itens novos.
Músicas/Sons: 10/10        
Diversão: 9/10                      Contras: Como qualquer outro jogo de Megaman, as armas dos
Dificuldade: 6/10                  chefes facilitam o trabalho, apenas os últimos chefes dão trabalho,                           
                                                o jogo em si, nem é tão difícil.

Finalmente saiu uma análise esse ano hein...
Até o próximo post!